Peça traz uma mistura de humor e poesia e convida a refletir sobre o mundo e sobre si; também haverá workshop gratuito (Foto: Divulgação)
Peça traz uma mistura de humor e poesia e convida a refletir sobre o mundo e sobre si; também haverá workshop gratuito (Foto: Divulgação)

O espetáculo Nau Frágil, do Barracão Teatro de Campinas, importante espaço de investigação e criação cênica do país, fará apresentação única e gratuita, neste sábado, dia 4 de março, às 20h, seguido pelo debate Utopias e a Invisibilidade das Pontes, mediado pelos integrantes do grupo, no Ponto de Cultura Galpão Cultural, no centro de Assis (SP).

No mesmo dia, às 14h, haverá também o workshop gratuito Corpo Presente, ministrado pela pesquisadora teatral Tiche Vianna que também é a diretora do espetáculo. No elenco estão os atores Esio Magalhães e Miguel Rosa.

“Ter a oportunidade de levar este espetáculo para várias cidades do estado de São Paulo é uma experiência muito enriquecedora para todo o elenco. Estamos muito felizes de começar esta temporada por Assis. Ainda vamos percorrer outras 7 cidades”, conta Tiche Vianna.

Sobre o espetáculo

A narrativa de “Nau Frágil” acompanha Robinson (Esio Magalhães), único sobrevivente de um naufrágio. Ele vive isolado em uma ilha remota por muitos anos até que se depara com outro sobrevivente de um naufrágio que, sem memória, adota o nome de Sexta-Feira (Miguel Rosa). A chegada do novato põe em xeque as certezas de Robinson, que acreditava poder controlar a ilha, mas ambos acabam descobrindo um mistério sobre o local.

“Nosso objetivo é falar do que é atual propondo reflexões capazes de nos potencializar, sem sofrimentos. Para isso, misturamos o humor à poesia e criamos figuras que, mais do que personagens, não nos falam dos sentimentos, mas nos fazem sentir por meio dos acontecimentos com os quais se envolvem”, conta Tiche.

“Nau Frágil” começou com o estudo e releitura do texto O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal. A dramaturgia partiu da provocação das artistas Roberta Estrela Dalva, Solange Dias, do artista Salloma Salomão e do filósofo Luiz Fuganti, que após a leitura de Arrabal, apresentaram suas reflexões por meio de materiais próprios: cenas, linguagens, aulas e outras leituras sobre o mesmo tema. Da intersecção dos materiais produzidos, Tiche Vianna, que também dirige o espetáculo, em diálogo criativo com os atores, criou esta história e o modo de contá-la.

A realização dessa temporada foi possível por que a apresentação e o workshop fazem parte do projeto Um Passo Após, que foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Nº 02/2022 Programa de Ação Cultural – Teatro – Circulação de Espetáculo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Ficha técnica

Direção e Dramaturgia: Tiche Vianna
Atuação: Esio Magalhães e Miguel Rosa
Técnicos de Iluminação: Denis Kageyama e Michelle Bezerra
Técnico de Sonorização e Projeção: Erico Daminelli
Produção Executiva: Cau Vianna
Produção Local: Cia. Bornal de Bugigangas / Galpão Cultural
Produção Geral: Barracão Teatro

Serviços:
Espetáculo Nau Frágil

Quando: 4 de março (sábado)
Horário: 20h (pontualmente)
Onde: Ponto de Cultura Galpão Cultural – Travessa Sorocabana, nº 40 – Centro
Quanto: Gratuito – Retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo no Ponto de Cultura Galpão Cultural

Instagram: @barracaoteatro @galpaoculturalassissp @escoladesambaunidosdavo

Workshop Corpo Presente com Tiche Vianna
O workshop Corpo Presente consiste na vivência de técnicas de treinamentos físicos com a máscara neutra e inteira expressiva para alcançar a presença cênica de um corpo que, através do olhar, movimentos, ritmo e velocidades, torna-se o condutor das histórias.
Data: 4 de março (sábado)
Horário: 14h
Local: Barracão da Escola de Samba Unidos da Vila Operária – Rua Tibiriçá, n 1 – Vila Operária
Duração: 3 horas
Quanto: Gratuito
Inscrições: Enviar e-mail para [email protected] com o assunto Workshop Corpo Presente – Assis
Idade: a partir de 16 anos

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.

VOCÊ PODE GOSTAR

Assis divulga calendário de atividades culturais para o mês de março

Todas as atividades são oferecidas gratuitamente para a população.

Bloco Saci tá manco desfila neste sábado ‘pra curar ressaca do carnaval’

Marchinhas de carnaval, antigos sambas e até sambas enredos estão no repertório.

Cultura divulga calendário de atividades culturais para este mês

Todas as atividades são oferecidas gratuitamente para a população.

Palestra para apresentar a Lei Paulo Gustavo será realizada hoje em Assis

Evento ocorre a partir das 20h, no Teatro Municipal ‘Padre Enzo Ticinelli’.