Sete conselheiros convocam reunião para discutir afastamento de dirigentes da FEMA

Um documento assinado por sete conselheiros da FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis) foi protocolado na manhã desta quarta-feira, dia 27 de julho, requerendo que, no prazo de 48 horas, seja convocado o Conselho Curador para se reunir extraordinariamente na próxima quarta-feira, dia 3 de agosto, às 19h30, e decidir sobre o pedido de afastamento cautelar do presidente do Conselho, Arildo José de Almeida, e do diretor executivo da instituição, professor Eduardo Vella Gonçalves. A informação foi divulgada pelo jornalista Reinaldo Nunes, no Jornal da Segunda.

Para convocar a reunião, de acordo com previsto no Estatuto da FEMA, eram necessárias, no mínimo, assinaturas de um terço dos membros. Como o Conselho é formado por 16 membros, o documento precisaria ser assinado por seis conselheiros.

São signatários do documento: Hélio Paiva Mattos (representante dos sindicatos de trabalhadores), Nilson Silva (representante do Magistério), João Pedro Blefari Diniz e Jessé Otávio Barreto (representantes dos alunos), Ricardo Hiroshi (representante da comunidade e vice-presidente do Conselho Curador), Valter de Souza Filho (representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Assis e Região) e  Marcelo Carvalho Melo (representante da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas).

CPI

Para justificar o pedido, os conselheiros lembram de uma reunião ocorrida no dia 27 de junho onde os dirigentes -Arildo Almeida e Eduardo Vella- se comprometeram a apresentar os documentos “tendentes a demonstrar a licitude dos atos” investigados na Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal e, depois, convocar uma reunião do Conselho Curador.

A CPI da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Fernando Sirchia, do PDT, foi criada no dia 20 de junho para apurar “possíveis irregularidades na direção executiva e presidência da FEMA, sobretudo envolvendo a falta de transparência das contas e eventuais fraudes remuneratórias, falsificação de documentos públicos, direcionamento de licitações, favorecimentos pessoais, contratações ilegais, uso irregular de bens públicos, peculato e abuso de poder político e econômico“.

SILÊNCIO

Os conselheiros reclamam do silêncio dos dirigentes: “Até o presente momento, entretanto, não houve a apresentação dos documentos que realmente trouxessem a segurança necessária para cada um dos Conselheiros e, em especial, para a FEMA, de cujas investigações sua história não passará incólume, independente do resultado, posto que as mídias já fizeram por promover seu descrédito”, relatam.

Os conselheiros lembram que o próprio presidente da FEMA, Arildo Almeida, em mensagem disparada num grupo de WhatsApp, no dia 8 de julho, garantiu que agendaria a convocação do Conselho Curador para a semana seguinte (11 a 15 de julho) visando “atualizar as informações e deliberar alguns assuntos administrativos”.

Na mesma mensagem, Almeida completou: “Em tempo: Reiterei o pedido à Procuradora Jurídica para apresentar o parecer sobre o teto dos salários“.

No entanto, como a reunião não foi convocada e os documentos não foram apresentados, o grupo de conselheiros decidiu redigir e protocolar o documento, convocando o encontro para a próxima quarta-feira, dia 3 de agosto, às 19h30.

CONSELHO

O Conselho Curador, órgão soberano e deliberativo da instituição, possui representantes de 16 entidades, sendo três membros natos. São eles:

NATOS:
Dirigente Regional de Ensino de Assis – Marlene Barchi
Prefeito Municipal – José Aparecido Fernandes
Secretária Municipal de Ensino – Dulce de Andrade Araújo


SEGMENTOS:
Associação Comercial e Industrial de Assis – Joseval Reis Batista/Name Sabeh
Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Assis e Região – José Antônio Bueno/Valter de Souza Filho
Associação Paulista de Medicina – Antônio Fabiano Morelli/Roberto de Mello
Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas – Marcelo Carvalho Melo/Marcelo Gomes
Comunidade Geral – Flávio Herivelto Moretone Eugênio/Ricardo Hiroshi
Corpo Discente do IMESA – João Pedro Blefari Diniz/Jessé Otávio Barreto
Corpo Docente do IMESA – David Lúcio Arruda Valverde/Edson Fernando Pícolo
Entidades do Magistério – Iza Maria Giannasi/Nilson Silva
Unesp – Campus de Assis) – Andréa Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi/Adão Vermelho
Funcionários da FEMA – Giovana Rodrigues Becheli/Marcos Daniel Dias Palma
Ordem dos Advogados do Brasil – Gustavo Gomes da Silva/Paulo José Delchiaro
Prefeitura Municipal de Assis – Arildo José de Almeida/Percy Cidin Amêndola Speridião
Sindicatos dos Trabalhadores de Assis – Hélio Paiva Mattos/Vagner José de Campos

*Do Jornal da Segunda

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.