Prêmio recebido pelo curta-metragem "Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo" — Foto: Divulgação
Prêmio recebido pelo curta-metragem "Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo" — Foto: Divulgação

O curta-metragem “Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo”, gravado com atores da periferia de Assis (SP), foi um dos vencedores do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Os vencedores foram anunciados na última sexta-feira (26) e o filme foi premiado na categoria “10 Filmes Brasileiros Favoritos do Público”.

Ao g1, o diretor Guilherme Xavier Ribeiro falou sobre o orgulho de ver o Jardim Santa Clara, periferia de Assis, marcando presença nas telas de um festival que é referência em todo o Brasil.

“Estamos acreditando no potencial da nossa região como um berço de novas histórias ainda não contadas pelo cinema, e apostando no audiovisual como uma forma de mostrar um pouco de nós para nós mesmos e para o mundo, quebrando com um ciclo de invisibilidade”, disse.

Na semana passada, o elenco do filmeAinda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo viajou até a capital paulista e participou da pré-estreia do curta-metragem exibido na programação do festival. O filme foi gravado em 2021 e os atores são moradores da comunidade Santa Clara.

Para celebrar a participação em um dos principais festivais de curta-metragem do país, uma caravana foi organizada para que o elenco e familiares participassem da cerimônia de exibição em São Paulo. Parte não conhecia a cidade mais populosa do Brasil e nem tinha assistido a um filme em cinema.

Elenco do filme rodado em Assis com familiares — Foto: Divulgação
Elenco do filme rodado em Assis com familiares — Foto: Divulgação

Para o roteirista Daniel Rone “Niel”, a seleção no Festival Internacional de Curtas de São Paulo foi uma forma de superação da periferia.

Curta-metragem em cartaz na capital paulista — Foto: Divulgação

“É muito emocionante. Fizemos o filme em Assis, uma cidade pequena, e agora estamos assistindo a estreia no Cine Sesc, um dos maiores cinemas de rua de São Paulo. É uma superação. Estamos contentes de conhecer a cidade, o cinema e assistir ao filme pela primeira vez. Acredito que é apenas o começo. Se o primeiro já teve esse alcance, imagina os próximos?”, questionou.

O filme foi exibido no Cine Sesc na rua Augusta e a exibição foi gratuita para cerca de 300 pessoas. Gustavo Rodrigues, ator principal do filme, revelou que pretende participar de novas produções.

O roteirista de Assis (SP), Niel — Foto: Divulgação

“Foi uma coisa diferente gravar esse filme. Nunca tinha participado de nada parecido. Meu primeiro contato com o cinema e já tivemos essa boa notícia de que o filme foi selecionado para participar de um Festival Internacional. Nunca tinha me imaginado como um ator e agora quero participar do próximo filme. Para nós que viemos da periferia é uma realização de vida, seguimos em frente buscando mais oportunidades”, disse.

“Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo” teve seu teaser divulgado nas redes sociais em julho e produzido com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc Assis, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Assis, e integra o projeto Polo Audiovisual do Velho Oeste.

“Ver um filme nosso, aqui de Assis, filmado na periferia, chegando a uma das principais vitrines do cinema brasileiro e levando a nossa cara para o mundo, só reforça o quanto uma política pública para a cultura pode fazer diferença no futuro da juventude interiorana”, disse o diretor Guilherme Xavier quando soube que o curta havia sido selecionado.

Ator Gustavo vive o protagonista "Luquinha" — Foto: Divulgação
Ator Gustavo vive o protagonista “Luquinha” — Foto: Divulgação

A premiação

Para a 33ª edição do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, foram selecionados 183 curtas-metragens, representando 42 países. A produção brasileira responde por 87 títulos.

Em 2022, o festival recebeu um total de 2.745 inscrições, vindas de 96 países.

Filme foi rodado em Assis (SP) com atores oriundos da periferia — Foto: Divulgação
Filme foi rodado em Assis (SP) com atores oriundos da periferia — Foto: Divulgação
Divulgação do trailer é esperada para esta segunda-feira (18) — Foto: Divulgação
Divulgação do trailer é esperada para esta segunda-feira (18) — Foto: Divulgação

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.