Operação da Energisa fiscaliza furto de energia elétrica em Assis e Paraguaçu Paulista (Foto: Energisa/Divulgação)
Operação da Energisa fiscaliza furto de energia elétrica em Assis e Paraguaçu Paulista (Foto: Energisa/Divulgação)

As cidades de Assis e Paraguaçu Paulista, estarão sob uma ação liderada pela concessionária de energia Energisa até esta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, com o objetivo de combater o furto de energia elétrica na região. A empresa está tomando essas medidas para garantir a segurança da comunidade, já que as ligações clandestinas não autorizadas são consideradas perigosas para o sistema elétrico, bem como para quem realiza essas ações.

A Energisa está utilizando tanto o monitoramento inteligente, que identifica variações suspeitas no consumo, quanto a vistoria diária realizada por funcionários do setor técnico, para detectar locais onde pode estar ocorrendo esse tipo de crime. Além disso, a empresa também está recebendo denúncias de possíveis casos de furto de energia.

Ao longo do primeiro mês de 2023, foram realizadas 376 inspeções nas cidades de Paraguaçu Paulista e Assis, resultando na constatação de desvios de 16.978 quilowatts hora de energia. Isso equivale à quantidade suficiente para abastecer 85 famílias por um mês. No ano passado, em 2022, 663 inspeções foram realizadas nestas cidades, e 284 mil quilowatts hora de energia foram verificados como sendo extraviados, causando um prejuízo financeiro superior a R$ 218 mil.

O furto de energia é considerado um crime previsto no código penal, e a pena prevista para esse tipo de infração é de um a quatro anos de reclusão, além de multa. A Energisa reforça que as denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 0800 70 10 326.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.