No entanto, apesar da autorização cedida pela RUMO, a prefeitura deve apresentar documentação técnica à ANTT.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Assis

Na última sexta-feira, dia 3 de março, a Rumo logística, empresa que administra a malha ferroviária, enviou três funcionários para fiscalizar o trecho que será percorrido pelo Ecotrem em Assis (SP).

O Contrato Operacional Específico (COE), entre a Rumo e Prefeitura, corresponde nesse primeiro momento, o trecho de 2 quilômetros, com saída da Estação Ferroviária até o início da Avenida Davi Passarinho. 

Os inspetores, analista de via, rondante de via e condutor de via, foram acompanhados pelos secretários de Desenvolvimento Econômico Ivan Serra e de Planejamento, Obras e Serviços Fábio Nossack, pela responsável do Turismo Loraine Barbosa e pelo responsável pela fabricação do Ecotrem Nélson Paião. 

“Finalizada a vistoria do percurso e avaliação técnica de operação do Ecotrem, representantes da Rumo vão apresentar as adequações dos dispositivos de segurança, trilhos e dormentes que precisam ser feitas para posteriormente encaminhar toda documentação para a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) liberar a operação do Ecotrem”, informa o secretário Fábio Nossack. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivan Serra, estão sendo levantados os dados para que o setor seja aquecido. 
“Estamos avançando rapidamente nas tratativas com a Rumo e em breve teremos o Ecotrem de volta, que é um atrativo turístico muito forte para nossa cidade”, diz o secretário Ivan Serra. 

A assessora de projetos especiais, ligado ao Turismo, ressalta que o Ecotrem será um equipamento importante para resgatar a memória e a cultura do ferroviário e vai causar impacto na economia local. “Vai gerar emprego e renda, visto que só existem 10 municípios autorizados a operar um trem turístico e com uma boa divulgação Assis receberá muitos turistas para andarem no Ecotrem”. 

O prefeito José Fernandes, que idealizou o projeto está bastante otimista com a decisão da Rumo em enviar os técnicos para a vistoria, e espera em breve a tão esperada volta do Econtrem. 

“A volta do Econtem é uma missão que temos, pois revitalizar os espaços que atualmente pertence a união, é um compromisso de nossa gestão. Nossa população merece ter opções de lazer, além da geração de renda através das diversas atividades que vamos promover nesses espaços, e transformar a nossa malha férrea em opção de transporte para a população e passeios turísticos aos finais de semana”, conclui José Fernandes. 

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.