Ofensas racistas foram proferidas durante transmissão do jogo nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

A Associação de Vôlei de Assis (AVA) afastou o atleta que hostilizou com ofensas racistas um adversário durante uma partida da 39ª edição dos Jogos da Juventude de SP. O caso ocorreu na sexta-feira, dia 21 de abril, em Maracaí.

Em nota publicada no Instagram na noite de domingo (23), o time assisense disse que “afastou imediatamente o atleta de suas atividades junto ao grupo” e que suspendeu “todo e qualquer vínculo que o mesmo tenha com a equipe” (leia a nota na íntegra no fim da reportagem).

O episódio aconteceu no jogo entre a AVA e o clube Vôlei Paraguaçu. Segundo o boletim de ocorrência, as ofensas foram registradas na transmissão da partida, feita nas redes sociais pela própria equipe de Assis.

No vídeo, o atleta assisense inicia uma série de comentários ofensivos contra o levantador do time de Paraguaçu Paulista, referindo-se à vítima, de 18 anos, no gênero feminino, em falas de caráter homofóbico.

“Feia horrorosa, o que aquela preta tá fazendo? Preta feia”, diz o jogador em meio à transmissão no Instagram.

Na sequência, o jogador de Assis continua com as ofensas contra o adversário, com comentários pejorativos sobre características fenotípicas da vítima: “Não gosto dela, deixa ela, se eu pegar o cabelo dela, eu arranco tudo, cabelo duro”.

Após a repercussão, o vídeo foi apagado das redes sociais. No registro policial, consta que o nome da vítima teria sido citado durante a transmissão. O caso foi registrado como injúria racial e segue para investigação da Polícia Civil.

Ainda em nota, a AVA repudiou o ato e informou que entrou em contato com a técnica e a vítima da equipe paraguaçuense. “Prestamos toda solidariedade e nos colocamos à disposição para todo e qualquer auxílio que se fizer necessário.”

Equipe de Assis informou afastamento do atleta em nota publicada no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram
Equipe de Assis informou afastamento do atleta em nota publicada no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Repúdio nas redes sociais

No mesmo dia da partida, que terminou com a vitória por 2 sets a 0 para o time de Assis, o clube Vôlei Paraguaçu emitiu uma nota de repúdio em seu perfil nas redes sociais contra as ofensas sofridas por seu jogador. O clube aponta que irá “tomar as atitudes necessárias contra esse crime inaceitável”.

“Sabemos que trabalhamos na formação de atletas, que a rivalidade entre os municípios de Assis e Paraguaçu existe há anos e sempre ficou e deve ficar dentro da quadra. Hoje não foi assim. Independente do resultado, nosso atleta foi vítima de um crime, sim, um crime de racismo, e atitudes como essa têm que ser expostas e punidas na forma da lei”, diz o comunicado (leia a nota na íntegra no fim da reportagem).

Vôlei Paraguaçu repudiou ofensas contra atleta do clube — Foto: Reprodução/Instagram
Vôlei Paraguaçu repudiou ofensas contra atleta do clube — Foto: Reprodução/Instagram

g1 tentou contato com a Secretaria Estadual de Esportes, responsável pela organização da competição, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Nota na íntegra da Associação de Vôlei de Assis (AVA):

“Diante do lamentável episódio ocorrido na última sexta feira 21/03, no jogo de Voleibol realizado entre as equipes de Assis e Paraguaçu Paulista, a Associação Vôlei Assis vem a público se manifestar e tecer suas considerações sobre os fatos ocasionados naquela oportunidade, bem como prestar todo apoio e solidariedade ao atleta da cidade de Paraguaçu.

Pois bem, como noticiado nos últimos dias, em uma Live transmitida pela AVA, um atleta, menor de idade, proferiu ofensas de cunho racial contra o atleta da equipe adversaria, o que não podemos jamais aceitar, tendo em vista a gravidade das falas.

Assim, devidamente identificado o autor das palavras sobreditas, a AVA, na pessoa da técnica da equipe, afastou IMEDIATAMENTE o atleta de suas atividades junto ao grupo, suspendo ainda todo e qualquer vínculo que o mesmo tenha com a Equipe de Assis, eis que em hipótese alguma seria conivente e aceitaria tais atitudes.

No mais, a Associação Vôlei Assis, lamenta profundamente o ocorrido, haja vista não compactuar com qualquer tipo de preconceito, seja ele de cunha sexual, racial ou religioso, protestando sempre pelo maior respeito entre as pessoas.

Informamos ainda que entramos em contato com a técnica da equipe de Paraguaçu Paulista, Sra. Darlene, bem como com o seu atleta, pelo que prestamos toda solidariedade e nos colocamos à disposição para todo e qualquer auxílio que se fizer necessário.

Por fim, a Associação Vôlei Assis destaca que repudia veementemente toda e qualquer prática de racismo e/ou injúria racial, contra quem seja, informando ainda que em sua equipe pessoas com referidas atitudes não possuem espaço.”

Nota na íntegra do Vôlei Paraguaçu:

“Hoje, entramos em quadra pelo 39º Jogos da Juventude na cidade de Maracaí e enfrentamos a equipe de Assis, que venceu por 2 sets a 0.

Sabemos que trabalhamos na formação de atletas, que a rivalidade entre os municípios de Assis e Paraguaçu existe há anos, e sempre ficou e deve ficar dentro da quadra.

Hoje não foi assim. Independente do resultado, nosso atleta foi vítima de um crime, sim, um crime de racismo, e atitudes como essa têm que ser expostas e punidas na forma da lei.

Durante a transmissão realizada pela página do time adversário, que agora foi deletada, podemos ver que no vídeo o termo ‘preta feia’ é usado como adjetivo pejorativo, a fim de ofender e injuriar a raça do nosso levantador.

Nós, do Vôlei Paraguaçu, estamos sensibilizados com essa situação que nosso atleta teve que passar, e desejamos força e resiliência.”

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.