Linhas de transmissão de energia, energia elétrica (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Por meio de nota divulgada no início da tarde desta terça-feira, dia 15 de agosto, a Energisa esclarece que houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país, na manhã de hoje. 

Como medida de segurança à operação do sistema elétrico, houve a interrupção do fornecimento de energia em diversas regiões do país. O reestabelecimento da energia foi autorizado de forma gradativa pelo (ONS), seguindo os protocolos técnicos e de segurança. 

Na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, o restabelecimento ocorreu de forma gradativa. A interrupção foi registrada entre 8h30 e 8h52, e afetou 129 mil clientes de 28 municípios. Nas regiões de Assis e Tupã, foram afetados clientes de Rinópolis, Assis, Maracaí, Rancharia, Alexandria, Iepe e Paraguaçu Paulista

Falha nacional

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira, dia 15, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

*Com informações da Agência Brasil

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.