Polícia Civil esclarece ‘tentativa de latrocínio’ e homicídio consumado
Polícia Civil esclarece ‘tentativa de latrocínio’ e homicídio consumado

No dia 26 de setembro, a Polícia Civil deflagrou operação policial para dar cumprimento a dois mandados de prisão temporária e mandado de busca e apreensão domiciliares referentes ao homicídio ocorrido na Santa Casa de Presidente Prudente e ‘tentativa de latrocínio’ ocorrido na cidade de Ie.

Foram alvos da operação o segundo autor que executou o crime no dia 21 de setembro e a esposa da vítima fatal, suspeita de envolvimento na prática delituosa. O primeiro foi capturado em sua residência, e a mulher não foi encontrada em sua casa e é considerada foragida.

Os fatos

O inquérito policial foi instaurado para apuração dos fatos dando conta que no dia 21 de setembro, A.B.P. foi vítima de uma emboscada ocorrida na rodovia SP 421, KM116 + 950m, em Iepê/SP. O fato foi registrado no BO GT3372-1/2022 como roubo qualificado pela lesão grave (art. 157, §3, I do Código Penal).

A equipe policial deslocou-se até a Santa Casa de Presidente Prudente para esclarecer, juntamente com a vítima, o que efetivamente ocorreu. No local, o médico plantonista relatou que A. deu entrada no hospital em estado grave, com quatro ferimentos de tiros de arma de fogo na região da cabeça, todos alojados, bem como ferimento na mão e um ferimento na região das costas, que pode ter sido produzido por instrumento perfuro-cortante ou perfuro-contundente. Ele relatou também que A., embora o estado fosse grave, estava consciente, lúcido e conversando, autorizando em seguida a entrada da equipe policial na sala de emergência para entrevista com a vítima. 

Em conversa, ele relatou que estava conversando com uma mulher no WhatsApp de nome ‘Sara Maria’, porém não sabe dizer o número, desde o dia 14 de setembro e que os diálogos se iniciaram por iniciativa da mulher mandando um ‘bom dia’. Dentre as diversas mensagens que trocaram, relatou a mulher ser moradora de Iepê. Disse também que na data do fato (21 de setembro) trocaram mensagem desde cedo e que entre 17h e 18h, ela mandou mensagem pedindo por ajuda, pois seu carro estava com problemas mecânicos, na rodovia SP 421 um pouco à frente da rotatória que vai para o distrito de Gardênia. A. teria se deslocado até lá para prestar ajuda e chegando ao local, avistou o carro parado próximo a um canavial, desceu do seu automóvel e foi até o veículo, momento que saíram dois indivíduos do sexo masculino, encapuzados de dentro do canavial em sua direção e desferiram diversos tiros contra si e um golpe de faca em suas costas. Nessa oportunidade, apontou as características do veículo que praticou a emboscada.

No dia 22, dia seguinte à ocorrência, em busca pelo canavial onde se deu os fatos, a equipe de investigação localizou a caminhonete da vítima  abandonada dentro do canavial, a uma distância média do local dos fatos de 700 a 1000 metros. Fato registrado no BO GU8517/2022. 

Também no dia 22, os investigadores de polícia localizaram o veículo que praticou a emboscada. Após trabalho investigativo, descobriu-se, no dia 23 de setembro, que o veículo envolvido seria um Escort Azul, placa preservada, justamente como A. narrou.

Polícia Civil esclarece ‘tentativa de latrocínio’ e homicídio consumado
Polícia Civil esclarece ‘tentativa de latrocínio’ e homicídio consumado

Em contato com o proprietário do automóvel, disse que vendeu o veículo e que já passou por diversos proprietários, sendo que, pelo que sabe, o último proprietário seria um policial militar.

No dia 23, o carro foi localizado. O local foi preservado e acionada a perícia. Em seguida, o veículo foi periciado e apreendido, sendo tudo registrado em boletim de ocorrência.

No dia 24, por volta das 10h30, o soldado entrou na Santa Casa de Presidente Prudente, e na portaria disse ser policial, e que queria conversar com o A. Ele foi até o quarto onde A. estava internado. No quarto conversou com a irmã da vítima, e ele disse que queria conversar com a vítima, e neste instante realizou os disparos contra A. e, logo em seguida, suicidou-se, com um disparo na cabeça. Ambos vieram a óbito no local.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.