Fios soltos e desalinhados causam problemas nas vias públicas de Assis
Fios soltos e desalinhados causam problemas nas vias públicas de Assis

O vereador Gerson Alves (PTB), vem recebendo queixas da população, o assunto são os fios soltos dos postes de energia. No ano passado, o parlamentar apresentou na Câmara um projeto de lei sobre a responsabilidade de alinhamento e retirada de fios em desuso e desordenados, existentes entre os postes de energia elétrica (Projeto de Lei nº 97/2022).

Para se ajustarem às normativas, as empresas tiveram um ano para adaptação, na última quinta-feira (9/2), o vereador percorreu ruas e avenidas da cidade, verificando a atual situação dos fios, percebeu que do ano passado pra cá, pouco foi feito pelas empresas em relação ao alinhamento e organização dos fios em postes da cidade.

Em alguns locais, os fios se equiparam à altura dos munícipes, algumas pessoas preferem passar bem longe.

“Eu sou muito medrosa, não sei se está passando energia ou não, a gente vê tantas coisas acontecerem, melhor prevenir do que remediar”, disse a dona de casa Emília Ferreira Pires, ao se deparar com um fio de energia quase de sua altura, interligados a postes de iluminação.

Para o vendedor Élio Rodrigues, fios soltos podem gerar acidentes na via, “o correto seria deixar tudo organizado, porque eu já passei em lugares que tinha muito fio caído no chão. Se alguém passar de moto, por exemplo, pode se enroscar e cair”, alertou o vendedor.

Em junho do ano passado, um fio solto na Av. Nove de Julho, causou acidente, na ocasião, motociclista e passageiro caíram no chão.

A Lei entra em vigor no mês de agosto deste ano, para Gerson Alves o Executivo deve iniciar a notificação das empresas que seguem em desacordo com o que demanda a Lei.

“Após o vencimento do prazo a prefeitura pode começar a notificar a concessionária de energia que é a detentora dos postes e que também faz a concessão para que as demais empresas utilizem os mesmos pilares. Vamos fazer com que a lei seja cumprida”, afirmou o vereador.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.