Ventania com chuva assusta moradores e derruba motos em Ourinhos — Foto: Arquivo pessoal
Ventania com chuva assusta moradores e derruba motos em Ourinhos — Foto: Arquivo pessoal

Os moradores de Ourinhos (SP) se assustaram na tarde desta terça-feira, dia 16 de agosto, com a chegada de um temporal marcado por uma ventania muito forte.

Vídeos feitos por moradores do centro da cidade mostram a ventania levantando muita poeira e material acumulado em lixo, como pedaços de papel e outros materiais. A força foi tamanha que pelo menos sete motocicletas que estavam estacionadas foram derrubadas. (Veja no vídeo abaixo.)

Segundo meteorologistas consultados pelo g1, Ourinhos não possui uma estação meteorológica ativa dotada de anemômetro, instrumento que mede a direção e velocidade do vento. Mesmo assim, pelas imagens, os meteorologistas estimaram que os ventos chegaram a 55 km/h.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está vigente para a região de Ourinhos um aviso de tempestade, com ventos intensos e potencial de granizo, como resultado da formação de uma frente fria que avança pelo estado nesta semana.

Chuva atingiu Ourinhos nesta terça-feira (16) — Foto: Júlio Scotton/Arquivo pessoal
Chuva atingiu Ourinhos nesta terça-feira (16) — Foto: Júlio Scotton/Arquivo pessoal

A ventania desta terça-feira, segundo o Inmet, foi provocada pelo sistema pré-frontal da frente fria que chega nesta quarta-feira (17) às regiões centro, oeste e sul de SP.

A Defesa Civil de Bauru emitiu alerta e confirmou a chegada de uma súbita mudança de tempo provocada por essa frente fria que se deslocará atingindo o centro-oeste paulista, com previsão de chuvas e ventos em rajada. A temperatura deve despencar ainda esta noite, segundo o alerta.

Estragos

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos de Ourinhos, foram recebidos 28 chamados para ocorrências provocadas pelo temporal. Dentre elas estão quedas de 16 árvores e galhos em diversos pontos.

Uma dessas árvores fica na Rua Vereador Múcio Correa da Silva, no bairro Santa Fé. A queda da árvore interrompeu o fluxo de carros no local e foi necessário o trabalho de uma retroescavadeira para limpar a área.

Outro ponto de ocorrência foi na Rua Cambará, cuja queda de galhos acabou ocupando parte da pista. O muro de uma casa localizada às margens da Rodovia Raposo Tavares caiu quase por completo. Na região, a estrutura de um outdoor também caiu.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.