16ª Coopershow termina nesta sexta-feira em Cândido Mota (Foto: Divulgação/O Diário do Vale)
16ª Coopershow termina nesta sexta-feira em Cândido Mota (Foto: Divulgação/O Diário do Vale)

Termina nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, a 16ª Coopershow realizada no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, em Cândido Mota (SP). Considerada a maior vitrine de tecnologia agrícola do Vale Paranapanema, a feira teve início na quarta-feira, dia 25 de janeiro, com 200 expositores apresentando uma série de inovações voltadas ao campo, com máquinas, equipamentos, utilidades, insumo agrícola, produtos de nutrição animal e vários outros.

Neste ano, vários espaços de transferência de informação foram criados para o visitante. Na Arena Conhecimento, a atenção está voltada para as culturas do sorgo, milho e o uso de inseticidas biológicos, com palestras a serem ministradas por pesquisadores da Embrapa.

Eventos técnicos de parceiros como a Assocana (Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana), Apmesp (Associação dos Produtores de Mandioca do Estado de São Paulo) e o IAC (Instituto de Agronômico de Campinas) também compõem as atividades que desenvolvidas todos os dias neste espaço, com abordagens sobre cana-de-açúcar, mandioca e amendoim, respectivamente.

No espaço mulher, melhorado e ampliado em relação aos últimos anos, as mulheres e visitantes interessados nos temas disponibilizados podem mesclar atividades voltadas aos cuidados da própria saúde com temas relacionados aos negócios. Todos os dias, um time heterogêneo de mulheres oferece oficinas, workshops e palestras que visam ampliar o envolvimento da mulher no agro.

No espaço Receita Candú, pratos desenvolvidos com produtos da linha Candú Alimentos são preparados todos os dias pelo chef contratado pela Coopermota. No horário das manhãs, o preparo utilizará filés de tilápias e à tarde serão receitas com os cortes da Candú Cordeiro.

Já no espaço Café com Pecuarista, uma inovação para este ano, os criadores de bovinos de corte, peixes e cordeiros têm um momento de informação e aprimoramento de suas atividades auxiliados pelas palestras oferecidas dentro do Quintal Coopermota.

Além disso, as tecnologias embarcadas em máquinas e equipamentos atraem a atenção do visitante com diferentes inovações a serem aplicadas no dia a dia do produtor rural.

Programação dia 27

ARENA DO CONHECIMENTO

9h – Nitro Química – ‘Dinâmica do enxofre no solo e sua essencialidade para altas produtividades’.
10h – Cigarrinha no milho safrinha, com Adriano da Silva, da Embrapa.
14h – Evento Técnico – ‘Melhoramento genético do amendoim’, com Ignácio José de Godoy, do Iac.
15h – Manejo fitossanitário da cultura do amendoim, com Marcos Doniseti Micelotto, do Iac.
16h – Boas práticas agrícolas, produção e qualidade de sementes, posicionamento e manejo de variedades, com Guilherme Salis Uitdewilligen, agrônomo especialista em biotecnologia e meio ambiente.

ARENA COOPERMOTA

15h às 17h30 – Apresentação de painéis de pesquisas acadêmicas.

ESPAÇO MULHER

Espaço mulher (Foto: Divulgação/O Diário do Vale)
Espaço mulher (Foto: Divulgação/O Diário do Vale)

9h – ‘Óleo essencial como coadjuvante no tratamento da saúde mental’, com Liliane Paiva, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e estética avançada.
10h30 – Workshop – ‘Conheça os benefícios da trapoeraba e o mundo múltiplo das plantas’, com Bia Carvalho, especialista no universo das plantas.
15h – ‘O empoderamento feminino no agronegócio, com Amanda Hoch, proprietária da empresa Tilápia Leather.

ESPAÇO CANDÚ

11h – Workshop 5ª receita Candú Tilápia Petisco.
16h – Workshop 6ª receita Candú Cordeiro Petisco.

NUTRIÇÃO ANIMAL

9h – Julgamento Aspaco.
10h – Café com o pecuarista bovino de corte, com Ricardo Divino Vantin.
10h30 – Exposição de Orquídeas da Associação dos Orquidófilos de Assis.

*O Diário do Vale

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.