Avião da FAB em Marília para transporte de órgão destinados à transplante — Foto: HBU/Divulgação
Avião da FAB em Marília para transporte de órgão destinados à transplante — Foto: HBU/Divulgação

A família de um homem de 46 anos, vítima de um acidente vascular cerebral isquêmico, doou os órgãos do paciente para transplante, em Marília (SP), nesta quarta-feira, dia 12 de abril. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizada para a logística.

O paciente estava internado no Hospital Beneficente Unimar (HBU), onde foi feita a cirurgia para retirada do coração, rins, fígado e córneas. O procedimento teve início às 8h e terminou por volta de 12h.

Segundo a médica intensivista residente Jéssica Matera, o paciente deu entrada no hospital há oito dias. Após ser constatada a morte cerebral, a família tomou a decisão de doar os órgãos.

“Somente o pulmão não foi retirado. Todos os demais órgãos foram retirados para doação e encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Marília e ao Incor, o Instituto de Coração, em São Paulo”, completou.

O médico intensivista Piero Biteli destacou que foi um procedimento incomum.

“Foram mais de quatro horas de cirurgia para retirada de todos os órgãos doados pela família. Sabemos que é um momento de muita dor para os familiares, mas eles tiveram a iniciativa de ajudar outras pessoas”, ressaltou Piero.

Família de paciente internado em Marília (SP) autorizou doação de órgãos com uso de avião da FAB — Foto: HBU/Divulgação
Família de paciente internado em Marília (SP) autorizou doação de órgãos com uso de avião da FAB — Foto: HBU/Divulgação

Apoio da FAB

Um avião da FAB ficou no aeroporto municipal Frank Miloye Milenkowichi aguardando o material biológico até às 12h50, quando teve início o taxiamento e decolagem do avião em direção a São Paulo (SP).

Assessoria da FAB informou que mantém permanentemente disponíveis aeronaves para o transporte de órgãos, tecidos e equipes para atender às solicitações do Ministério da Saúde.

As tripulações dos esquadrões de transporte da FAB encontram-se de sobreaviso em tempo integral e em todo o país, para o cumprimento das missões que visam salvar vidas.

No período que compreende 2016 até fevereiro de 2023, as aeronaves da FAB transportaram 1.783 órgãos em 1.569 missões realizadas. Fígado e coração são os órgãos mais transportados.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.