Ofensas racistas foram proferidas durante transmissão do jogo nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram
Ofensas racistas foram proferidas durante transmissão do jogo nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Um jovem de 18 anos foi vítima de racismo por parte de um adversário durante uma partida de vôlei na 39ª edição dos Jogos da Juventude de SP, em Maracaí (SP).

O caso foi registrado na partida entre os atletas das cidades de Paraguaçu Paulista (SP) e Assis (SP), disputada na sexta-feira, dia 21 de abril. O evento esportivo reúne jovens entre 15 e 18 anos de municípios do estado de SP na disputa de várias modalidades esportivas.

Segundo o boletim de ocorrência, as ofensas de cunho racista foram registradas na transmissão do duelo feita nas redes sociais pela Associação de Vôlei de Assis (AVA). Em determinado momento do vídeo, um membro da equipe inicia uma série de comentários ofensivos contra o levantador do time de Paraguaçu Paulista, referindo-se à vítima no gênero feminino, em falas de caráter homofóbicas.

“Feia horrorosa, o que aquela preta tá fazendo? Preta feia”, diz o jogador em meio à transmissão durante live no Instagram.

Na sequência, o membro da equipe de Assis continua com as ofensas contra o adversário, com comentários pejorativos sobre características fenotípicas da vítima: “não gosto dela, deixa ela, se eu pegar o cabelo dela, eu arranco tudo, cabelo duro”.

Após a repercussão do caso, o vídeo foi apagado das redes sociais. No registro policial, consta que o nome da vítima teria sido citado durante a transmissão. O caso foi registrado como injúria racial e segue para investigação da Polícia Civil.

Repúdio nas redes sociais

No mesmo dia do duelo, que terminou com a vitória por 2 sets a 0 para o time de Assis, o clube Vôlei Paraguaçu emitiu uma nota de repúdio em seu perfil nas redes sociais contra as ofensas sofridas por seu jogador. O clube aponta que irá “tomar as atitudes necessárias contra esse crime inaceitável”.

“Sabemos que trabalhamos na formação de atletas, que a rivalidade entre os municípios de Assis e Paraguaçu existe há anos e sempre ficou e deve ficar dentro da quadra. Hoje não foi assim. Independente do resultado, nosso atleta foi vítima de um crime, sim, um crime de racismo, e atitudes como essa têm que ser expostas e punidas na forma da lei”, diz o comunicado (leia a nota na íntegra no fim da reportagem).

Vôlei Paraguaçu repudiou ofensas contra atleta do clube — Foto: Reprodução/Instagram
Vôlei Paraguaçu repudiou ofensas contra atleta do clube — Foto: Reprodução/Instagram

g1 tentou contato com a Secretaria Estadual de Esportes, responsável pela organização da competição, e com a Associação de Vôlei de Assis, mas não obteve retorno até a manhã desta segunda-feira (24).

Nota na íntegra do Vôlei Paraguaçu:

“Hoje, entramos em quadra pelo 39º Jogos da Juventude na cidade de Maracaí e enfrentamos a equipe de Assis, que venceu por 2 sets a 0.

Sabemos que trabalhamos na formação de atletas, que a rivalidade entre os municípios de Assis e Paraguaçu existe há anos, e sempre ficou e deve ficar dentro da quadra.

Hoje não foi assim. Independente do resultado, nosso atleta foi vítima de um crime, sim, um crime de racismo, e atitudes como essa têm que ser expostas e punidas na forma da lei.

Durante a transmissão realizada pela página do time adversário, que agora foi deletada, podemos ver que no vídeo o termo ‘preta feia’ é usado como adjetivo pejorativo, a fim de ofender e injuriar a raça do nosso levantador.

Nós, do Vôlei Paraguaçu, estamos sensibilizados com essa situação que nosso atleta teve que passar, e desejamos força e resiliência.”

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.