Exame PSA é feito com base na coleta de sangue de pacientes — Foto: Prefeitura de Assis/Divulgação

Em parceria com a Associação do Câncer de Presidente Prudente, os municípios de Pedrinhas Paulista e Assis (SP) recebem o ônibus itinerante do exame de Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como PSA.

Em Pedrinhas Paulista, o serviço será prestado nesta quarta-feira (17), das 9h às 16h, no Centro de Fisioterapia, localizado na Rua Engenheiro Pátio Stefani, 884. É precisa agendar o atendimento nas unidades de saúde.

Já Assis recebe o ônibus na unidade do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) Prudenciana, que fica na Rua José dos Santos Silva, 441, das 9h às 16h.O agendamento antecipado deve ser feito pelo WhatsApp (18) 99704-5042.

A testagem é voltada para homens com 40 anos ou mais. O exame é indolor e colhido através de amostra de sangue.

O objetivo é identificar a presença de uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1 em 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida, sendo a segunda causa de morte pela doença, reforçando a importância do exame.

Quem for realizar a testagem precisa se preparar:

  • Não ter relações sexuais ou ejaculação 48 horas antes (dois dias) antes da coleta;
  • Não ter feito cirurgia de próstata recentemente; e
  • Não ter sido submetido ao exame de toque retal a menos de 48 horas (2 dias) antes da coleta.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.