Vereadores fiscalizam funcionamento da UPA de Assis (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Assis)
Vereadores fiscalizam funcionamento da UPA de Assis (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Assis)

Os vereadores Alexandre Cachorrão (PDT), Fabinho Alerta Verbal (PSD), Fernando Sirchia (PDT), Gerson Alves (PTB), Luiz Antônio Ramão (PSD) e a presidente da Câmara de Assis, Viviane Del Massa (PP), comparecem à Unidade de Pronto Atendimento.

Os parlamentares receberam denúncias de pessoas que utilizam o serviço da UPA, reclamações como o tempo de espera para atendimento médico, falta de profissionais, equipamento e a estrutura do prédio da Unidade.

No local os parlamentares conversaram com pacientes, médicos e demais profissionais da saúde.

Vereadores fiscalizam funcionamento da UPA de Assis (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Assis)
Vereadores fiscalizam funcionamento da UPA de Assis (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Assis)

Viviane Del Massa – Presidente da Câmara

“Quem precisa desse atendimento presencia falhas e procura o Legislativo como pedido de ajuda, nós visitamos toda a estrutura da UPA, vimos que as macas, cadeiras de rodas, e banheiros precisam de melhoria, vamos enviar as demandas para o Poder Executivo, esperamos que medidas sejam tomadas”.

Alexandre Cachorrão (PDT)

“Fizemos vários apontamentos, durante esse contato direto que temos com a população, eu e os demais vereadores vamos pontuar o que precisa ser aprimorado para que a população receba um tratamento digno, demandas que vamos enviar aos órgãos competentes, visando melhorias aqui na UPA”.

Fabinho Alerta Verbal

Temos bebedouros sem torneiras, a Unidade não tem copo descartável disponível detalhes básicos que garantem um melhor atendimento aos pacientes, existem outras demandas que vamos documentar através de requerimento, trata-se de uma visita fiscalizadora estamos atendendo pedidos da população e cumprindo o nosso dever”.

Fernando Sirchia

“A UPA hoje esta sendo gerenciada pela FEMA (Fundação …), o que acaba sendo uma dor de cabeça tanto para Unidade como para a Fundação é preciso que a Secretaria de Saúde esteja cada vez mais aqui dentro e cada vez mais no controle da administração da UPA. Poderia ser feito um convênio para que os alunos possam vir aqui para a aprendizagem, mas sem que a FEMA assuma a responsabilidade da Unidade, caso haja um erro médico por exemplo, ou qualquer ação movida pelo paciente, por um atendimento que possa ser analisado de maneira errônea aqui na UPA quem se responsabiliza por isso é a FEMA, o que na minha visão não faz sentido essa unidade de ensino arcar com toda responsabilidade”.

Gerson Alves

“Temos situações pontuais que devem ser corrigidas, como por exemplo limpeza, equipamentos que precisam de intervenções, infraestrutura de algumas salas e leitos, nós vemos que a UPA está no caminho certo, a Unidade atende a região de Assis, o que estreita os atendimentos no horário de pico. O sistema de saúde é uma engrenagem se uma não funcionar direito automaticamente ela irá prejudicar todo um sistema e o início de todo atendimento acontece aqui, portanto precisamos estabelecer critérios para aliviar o atendimento da Upa”.

Luiz Antônio Ramão

“Estamos exercendo nossa função de fiscalizadora, quaisquer irregularidades enviaremos ao Poder Executivo, recebemos várias denúncias sobre atendimento e sobre as condições da Unidade de Pronto Atendimento. Constatamos logo nesse primeiro momento a necessidade de reforma na estrutura do prédio”.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.