Atores na peça “Ciência Para uma Vida Melhor”, outro espetáculo do projeto.
Atores na peça “Ciência Para uma Vida Melhor”, outro espetáculo do projeto.

Os robôs já não são só uma fantasia de histórias de ficção científica. Estudos recentes projetam que o setor de robótica deve crescer 10 vezes até o final desta década, impulsionado por inovações de startups, avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor. 

A nova convivência entre humanos, máquinas e algoritmos deve gerar 10 milhões de novos postos de trabalho até 2025 e, no Brasil, acende o alerta para a pouca mão de obra especializada e a necessidade de absorver esta nova demanda de mercado. É neste contexto que crianças e adolescentes das escolas municipais da região oeste do interior do estado de São Paulo são convidadas a participarem do espetáculo “Robótica – A nova geração tecnológica”, no mês de agosto próximo.  

O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. No total, serão 20 apresentações no oeste paulista, incluindo Paraguaçu Paulista

Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e da Cocal – empresa nacional, produtora de energia renovável e que já atua há mais de quatro décadas no setor sucroenergético produzindo cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica e biogás.

Viagem no tempo 

Ator na peça “Por um Futuro Sustentável”, outro espetáculo do projeto
Ator na peça “Por um Futuro Sustentável”, outro espetáculo do projeto

O espetáculo fará uma viagem no tempo para mostrar que a robótica, mesmo sendo uma tendência tecnológica atual, já é discutida há muitos séculos. O filósofo grego Aristóteles sonhava com uma época em que as ferramentas receberiam ordens e fariam o que lhes era dito para fazer – sem mais necessidade de ajudantes ou escravos.

Em “Robótica – a nova geração tecnológica”, o professor Elektro e seu ajudante Robo-tim realizarão, junto às crianças, uma viagem no tempo, para ir mostrando como os sonhos de Aristóteles estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e ajudam em muitas atividades em casa, na indústria, etc.

Com um cenário lúdico e uma trilha sonora e iluminação pensadas para criar o ambiente perfeito para conhecimento do assunto, a peça permite que crianças das localidades beneficiadas entendam que a nova geração tecnológica – a Robótica – está presente de muitas formas no nosso dia a dia e que é possível criar seus próprios robôs em casa.

“A ideia deste espetáculo é criar uma imersão na imaginação e mostrar como ela pode se tornar realidade com uso da inteligência artificial. Esperamos contribuir para a formação de agentes atuantes e transformadores do nosso futuro, refletindo os conhecimentos adquiridos para as demais gerações”, conta o diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez.

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o Diverte Teatro Viajante realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Peça: “Robótica – A nova geração tecnológica”

Data: 10/08/2022
Horários: 10h e 13h

Local: Clube da Juventude 3
Endereço: Rua José Lino de Palva, 304.

Data: 10/08/2022
Horários: 15h30

Local: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Clube da Juventude 1
Endereço: Rua Sebastião Ribeiro Nogueira, s/n.

Data: 11/08/2022
Horários: 08h30

Local: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Clube da Juventude 1
Endereço: Rua Sebastião Ribeiro Nogueira, s/n.

Sobre a Cocal

A Cocal é uma empresa 100% nacional, produtora de açúcar, etanol, energia elétrica, biometano, CO2 food grade e levedura seca. Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, vem investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar. Suas áreas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no oeste do estado de São Paulo.  

Sobre o projeto Diverte Teatro Viajante

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em municípios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano.

O Projeto está em sua 6ª edição e já alcançou um público de mais de 225.000 pessoas percorrendo o Brasil de norte a sul, levando teatro para crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência tão essencial para a formação do intelecto.

Mais informações no site.  

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia investiga morte de adolescente de 15 anos em Paraguaçu Paulista

Segundo o namorado da jovem, eles usaram drogas e ela passou mal após ingerir bebida energética.

Jovem de 15 anos morre ao engasgar com o próprio vômito

Na certidão de óbito, a causa da morte aponta asfixia mecânica.

Homem é detido suspeito de assassinar namorado e atear fogo no carro com o corpo dentro

Vítima, Marcelo Campos, estava desaparecido desde quarta(Foto: Reprodução)

Moradora de Tarumã ganha R$ 30 mil no Hiper Saúde Bauru

Moradora de Assis, foi a premiada da 28ª rodada e também garantiu R$ 3 mil.