Plantio será realizado em uma área de aproximadamente 4.275 hectares.
Plantio será realizado em uma área de aproximadamente 4.275 hectares.

Durante o mês de fevereiro a NovAmérica Agrícola iniciou o plantio de cana-de-açúcar do ano safra 22/23, uma importante operação para os negócios da empresa, visto que o processo impacta na produtividade da cultura.

Realizado em uma área de aproximadamente 4.275 hectares, o plantio ocorre por cerca de 120 dias totais e conta com 670 colaboradores envolvidos diretamente na operação, sendo eles das áreas de Operações Agrícolas e Produção.

A expectativa é de que o Índice de Uniformidade de Plantio – IUP, indicador que avalia a brotação final da cana, chegue aos 95%, número já alcançado pela empresa na safra 22/23. Até o momento o desafio está em performar o plantio, pois o mês de fevereiro teve registro acumulado de 220mm de chuva e as áreas de soja ainda não iniciaram a colheita.

Neste ano realizaremos mais um teste com a cortadeira de muda, que também foi testada no plantio passado e recebeu sugestões de melhorias à fabricante. O equipamento promete auxiliar no desempenho da desdobra de meiosi, uma vez que não teremos dificuldade de atingimento da taxa de desdobra. Também serão avaliados benefícios agronômicos e operacionais em duas áreas que a NovAmérica plantará cana em cima de “mix de cobertura”, um manejo que alia conservação do solo, ciclagem de nutrientes, aumento de matéria orgânica e diversidade de microrganismos no solo.

Para Máyra Martins, Gerente de Produção Agrícola “o sucesso do plantio está associado ao cumprimento dos parâmetros técnicos, operacionais e agronômicos, bem como a integração de todas as áreas. Embora tenhamos 670 pessoas envolvidas diretamente, há tantas outras áreas da companhia que participam conosco indiretamente, como por exemplo: suprimentos, almoxarifado, planejamento, segurança do trabalho, DHO, entre outras. Em resumo, o resultado final é fruto da participação e empenho de todas as áreas, somos todos produtores de cana”.

A expectativa atual é de que o período de plantio siga até o dia 31/05/2023, podendo estender devido às condições climáticas e eficiência nos próximos meses.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.