Dois policiais militares são baleados por criminosos no litoral de SP — Foto: Polícia Militar
Dois policiais militares são baleados por criminosos no litoral de SP — Foto: Polícia Militar

Dois policiais militares foram baleados durante a manhã desta terça-feira, dia 1º de agosto, em Santos, no litoral de São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Segundo a PM, os policiais estavam em serviço e em locais diferentes quando foram alvejadas por criminosos armados.

Uma cabo da PM foi atingida na região das costas e um soldado do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) na virilha. As duas vítimas foram levadas para o hospital.

A polícia afirma que os novos ataques começaram às 6h. A policial militar, de 34 anos, foi baleada em frente a uma padaria no bairro Campo Grande, enquanto realizava patrulhamento preventivo. O g1 teve acesso as câmeras de monitoramento que mostram a ação dos criminosos.

Em seguida, a Polícia Militar iniciou uma operação no Morro São Bento com o objetivo de tentar encontrar os responsáveis por atirar na policial. Em uma troca de tiros, um suspeito foi baleado e morreu. Equipes do SAMU foram até o local e constataram o óbito. Uma arma foi apreendida.

O segundo caso confirmado pela Polícia Militar ocorreu por volta das 10h da manhã. O soldado do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Presidente Prudente foi atingido na região da virilha durante confronto contra criminosos, também no Morro do São Bento. Ele foi encaminhado para a Santa Casa de Santos.

Em nota, a Santa Casa de Santos informou que a mulher deu entrada no hospital por volta das 6h20, e o policial do BAEP, às 9h50. Eles recebem toda assistência da equipe multiprofissional do posto de pronto atendimento. A Santa Casa de Santos informou que não tem autorização para dar maiores informações sobre o estado de saúde dos pacientes.

g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que informou que as forças de segurança estão mobilizadas na busca pelos autores do ataque contra a policial. O caso foi apresentado no 1º Distrito Policial de Santos e será investigado.

Com relação ao segundo soldado baleado, a SSP não retornou até a última atualização dessa reportagem.

'Sniper do tráfico' suspeito de matar PM da Rota sendo detido no litoral de SP — Foto: Reprodução g1
‘Sniper do tráfico’ suspeito de matar PM da Rota sendo detido no litoral de SP — Foto: Reprodução g1

Operação Escudo

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, iniciou a Operação Escudo, em Guarujá, no litoral paulista, no dia 28 de julho, com o objetivo de tentar capturar os criminosos responsáveis pela morte do PM da equipe Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) Patrick Reis, que morreu baleado enquanto fazia patrulhamento da região.

O autor dos disparos, identificado Erickson David da Silva, foi preso no domingo (30), em São Paulo. Ele teria atirado em direção ao soldado da Rota de uma distância de mais de 50 metros. Por volta das 22h deste domingo, a Justiça decretou a prisão temporária do suspeito, que foi mantida por mais 30 dias, após a audiência de custódia realizada na manhã de segunda-feira (31).

Durante cinco dias da operação, a Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que subiu para 12 o número de mortes confirmados. O número foi atualizado na manhã desta terça-feira (1°), quando duas mortes foram incluídas no balanço oficial. Até a tarde de segunda-feira, a SSP mantinha 10 mortos.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.