Governo de SP juntamente com a FIDI realiza exames gratuitos de mamografia até o dia 21 de outubro (Foto: Divulgação)
Governo de SP juntamente com a FIDI realiza exames gratuitos de mamografia até o dia 21 de outubro (Foto: Divulgação)

No mês da conscientização do Câncer de Mama, a carreta-móvel do programa Mulheres de Peito, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem fins lucrativos que faz a gestão completa de diagnósticos por imagem, chega na cidade de Oscar Bressane (SP), e permanece entre os dias 10 e 21 de outubro, realizando gratuitamente mamografias para mulheres com mais de 35 anos. 

Campanha do Outubro Rosa vem para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama que – segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – afeta cerca de 57 mil mulheres por ano, representando 28% dos novos casos de câncer surgidos a cada ano. Porém, se for detectado em fase inicial, o câncer de mama é curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura. 

O objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama é visando a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Assim, a carreta da mamografia vem para contribuir com a agilidade do diagnóstico, garantindo o acesso facilitado a exames diagnósticos. Para realizar o exame na carreta do programa Mulheres de Peito, as candidatas de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar RG, cartão do SUS e um pedido médico. Já pacientes de 50 a 69 anos podem levar apenas RG e cartão do SUS. 

Localizada na Avenida José Manzano nº 190, centro da cidade, a carreta atende de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Serão realizados 50 exames nos dias da semana e 25 aos sábados.   

Fatores de Risco

O Câncer de mama pode ser desenvolvido por fatores comportamentais, aspectos hormonais ou hereditários. Hoje em dia não existe uma causa exclusiva para desenvolvimento da doença assim, diversos fatores podem estar relacionados como: envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, entre outros. 

Por esse motivo, neste mês do outubro rosa é importante conscientizar as mulheres sobre o cuidado com a saúde e incentivar a realização de exames diagnósticos periódicos e reforçar hábitos saudáveis para uma qualidade de vida melhor.  

Mulheres de Peito

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, localizado na capital paulista. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.  

A carreta do programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo ininterruptamente, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população à atenção básica em saúde.  

A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e um agente administrativo. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.  

O projeto existe desde 2014, e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 2 mil mulheres foram encaminhadas para exames complementares ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.  

<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulheres-lutando-contra-o-cancer-de-mama_3469425.htm#query=outubro%20rosa&position=4&from_view=search&track=ais">Imagem de rawpixel.com</a> no Freepik
Imagem de rawpixel.com no Freepik

Campanha Outubro Rosa – Programa Mulheres de Peito em Oscar Bressane 

Período: 10 a 21 de outubro. 
Endereço: Avenida José Manzano nº 190 (centro da cidade). 
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados). 
Distribuição de senhas de atendimento no período da manhã. 

Documentos necessários 

– Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos: RG, cartão do SUS e pedido médico. 
– Mulheres de 50 a 69 anos: RG e cartão do SUS. 

Sobre a FIDI  

Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 80 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e na cidade de Manaus (AM), e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Command Center, Telerradiologia, Gestão Completa, Telecardiologia e Consultoria. 

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).  

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do R15 diretamente em seu e-mail.